Museu Municipal de Jahu

Museu Municipal de Jahu

RIBEIRINHO CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUSEU:

Por volta das 11:15 do dia 29 de Agosto de 1975, foi inaugurado, na Chácara Dr. Lopes, o MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO "JORGE TIBIRIÇA"

A cerimônia de inauguração teve grande pompa, pois contou com personalidades locais e Estaduais. Os representantes do Município de Jahu foram, o Prefeito de então, Waldemar Bauab e o Secretário de Cultura e Promoção Social de Jahu, Raul Bauab. Representando o Estado de São Paulo estavam presentes o Secretário de de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, José Mindlin e o Diretor dos Museus do Estado de São Paulo, Vinicius Stein. Representando ambas esferas, estava presente o Deputado Estadual João Lázaro de Almeida Prado.

Foi divulgado na época, sobre o Museu, que, “a casa por si só já é uma arquitetura de rara beleza, guarda toda a História de nossa tradicional cidade”.

Antes, porém, esse prédio foi residência do Dr. Lopes Rodrigues, sendo herdado logo depois pelo casal Francisco Claudio de Almeida Prado e Lúcia Penteado de Almeida Prado. Eles não tiveram filhos e, por isso, quando faleceram, esse espaço foi adquirido pela Prefeitura que, por sua vez, o destinou para abrigar o Museu.

No início, o acervo do Museu era composto por doações do poder municipal de Jahu e também pela ordem católicas dos padres Premonstratenses.

Em 1984, o Museu foi fechado para passar por uma grande reforma de adaptação. Assim, em 1987, foi reinaugurado e mais tarde rebatizado com o nome de Museu Municipal “José Raphael Toscano”, no ano de 2009.

Em 2015 se iniciou uma nova gestão, que tem por intuito reestruturar não só a parte física do Espaço do Museu, mas também sua conceituação, desde seus objetivos práticos e teóricos, até sua parte técnica, que engloba a sua expografia e formação continuada dos funcionários.

Seguindo uma tendência atual na Museologia, as mudanças implementadas no atual Museu Municipal de Jahu visam transformar essa instituição em um bem de utilidade de fato pública, no amplo termo da palavra, o tornando da Sociedade que representa. Atividades anteriores que mostraram sucesso, continuam sendo realizadas com a busca de sua otimização. Novas atividades foram e ainda estão em processo de criação, para atrair ainda mais o povo jauense e da região, mostrando que este é feito para eles e agora, também, com e por eles.

Para esse fim, várias ações são realizadas, desde eventos dentro do escopo da cultura e cidadania, até mesmo cursos educativos e ações práticas abertas a pessoal específico e comunidade em geral.

A exposição de longa duração agora apresentada está em processo de adaptação aos novos moldes pelo que se entende de museu nos dias de hoje.

Esse espaço virtual tem por fim, divulgar as atividades do Museu, ser um meio de comunicação e prestar contas ao seu município.